top of page

Graduação em Artes Visuais - Desenho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte, Brasil 2019-2024

Natural de Cuiabá - MT e residindo em Belo Horizonte - MG, Elis cursa Artes Visuais na UFMG, seu bacharelado é em Desenho, contudo, em seus trabalhos, há um forte entrelaçamento com as Artes Gráficas, a Gravura, a Escultura e a Fotografia. Atualmente, estagia na Prefeitura de Belo Horizonte, na Superintendência de Limpeza Urbana, envolvendo-se com educação ambiental, através de produção artística e cultural para o desenvolvimento de pensamento crítico e senso coletivo.

Em 2022, participou de sua primeira residência artística, a “Microrresidência Artística Liquidificador”, com encontros que duraram 4 meses, o projeto teve o patrocínio da @mgsadm_oficial e foi realizado por meio da “Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte”, projeto 0349/2020.

A interdisciplinaridade é uma marca muito forte em sua visão de mundo, sendo sua pesquisa poética muito orientada por isto. Assim, no curso "Indícios, sinais e anotações" a partir de Leonardo da Vinci, de Edith Derdyk (maio 2021), conheceu o termo cientartista e pode se aproximar dos traços e desenhos do polímata renascentista, de sua pesquisa e desenhos pensantes (termo cunhado por Paul Valéry, muito presente em sua obra Introdução ao Método de Leonardo da Vinci, 1968). 

A artista, que traz na bagagem os ensinamentos do Curso Técnico em Química, tem em si latentes a ciência e seus questionamentos, sendo sua bússola muito orientada por Attico Chassot (data das obras). Dessa maneira, a escolha das técnicas e a metodologia aplicadas ao processo dos projetos que desenvolve lhes são muito convidativas. O como sendo um desafio intrínseco ao fazer. Outro traço fortemente presente na poética escolhida e pesquisada por Elis é uma postura de afetos.

Neste ínterim, o habitar vem ganhando mais latência em sua percepção - bem como a complexidade intrínseca a esta questão - daí desenvolveu-se a pesquisa de “Aquartius Probisorius”. Ali, a sensibilidade achou morada, e os questionamentos foram encontrando formas, dentre metáforas, e isso que paira no ar foi ganhando força e potência poética.

Por seu interesse nos campos instalacionais (tendo como referências o Studio Olafur Eliasson, que desde 1995 funciona com um laboratório de pesquisa das espacialidades, e Regina Silveira, sobretudo suas obras de 1980 - 2002), a artista buscou levar o desenho e a memória para o campo expandido, em sua proposta de exposição: Entre Feixes e Frestas - Há uma comunicação espaço-visual na experiência, e esta marca-nos profundamente, pois perpassa todos os sentidos, e vai além da soma destes, acontece nas relações entre eles. Desde a Landart, da Videoarte, da Lightart, das Performances explodindo em 1960, os campos artísticos se viram expandindo.

O território, o sítio específico, o lugar e a presença vêm sendo um foco importante na obra, em sua contingência e continuidade. Assim como lugar e presença vêm sendo um foco da arte e do mundo da arte. Não é um foco isolado, é um foco em consonância com todas as transformações políticas, econômicas, sociais e ambientais que emergem no contexto contemporâneo.

  • LinkedIn
  • Instagram

PUBLICAÇÕES , FORMAÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO

PRINCIPAIS ATIVIDADES CULTURAIS DESENVOLVIDAS

 

  • Publicação – Ilustrações e capa do livro: Sinfonias do Entardecer – Janete Manacá – 2019

  • Publicação virtual: Ilustração – 29 de agosto dia nacional da visibilidade Lésbica. Disponível em: https://ruidomanifesto.org/tag/elis-rockenbach/

  • Publicação – Ilustrações e capa do livro: Valentina, a menina que brinca com o vento – Janete Manacá, 2020.

  • Publicação – Ilustrações do livro: Tecelã de Memórias – Janete Manacá. 2020

  • “Aquartius Probisorius” – Exposto em “Tô com obra em casa”;

  • Produção de material gráfico e editoração para PBH – Prefeitura de Belo Horizonte.

 

PRINCIPAIS CURSOS NA ÁREA ARTÍSTICO-CULTURAL

 

  • Graduação – Artes Visuais – bacharelado desenho (com estudos complementares nas áreas de artes gráficas e licenciatura)

  • Indícios, sinais e anotações a partir de Leonardo Da Vinci – com Edith Derdik (ESPAI – Ateliê)

  • ENEARTE 2019 - XXIII ENEARTE PARAHYBA 2019 - TUDO CABE NO COCO

  • Curso Dramaturgia da Luz: iniciação à Iluminação Cênica, realizado no período de 19/11 a 05/12/2020,

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS RELEVANTES PARA O TRABALHO CULTURAL

 

Contatos

Vamos trabalhar juntes! Um ensaio fotográfico, publicações conjuntas, ilustrações, e o que mais der na telha!

55 (65) 98148-7588

bottom of page